Macron responde a Rússia e critica Putin após ser comparado com Napoleão
- 07/03/2025
- 0 Comentário(s)

O presidente francês Emmanuel Macron reagiu nesta quinta-feira (6) às críticas da Rússia, que o alertou para não ameaçar o país com retórica nuclear e fez comparações com a fracassada invasão russa de Napoleão. Em um discurso na quarta-feira, Macron havia advertido a França de que a Rússia estava se rearmando rapidamente após a invasão da Ucrânia e que poderia atacar mais países se não fosse firmemente dissuadida.
"Eu conheço bem o presidente Putin. Se ele está reagindo assim, é porque ele sabe que o que eu disse é verdade", declarou Macron aos repórteres em Bruxelas, durante uma cúpula da União Europeia.
Em resposta a uma pergunta de um jornalista russo exilado na França, o presidente francês afirmou: "Ele está cometendo um erro histórico: Napoleão travou conquistas. O único poder imperialista que vejo na Europa agora é a Rússia". Macron também afirmou que sabia que Putin poderia voltar atrás em suas promessas, uma referência aos acordos de Minsk, assinados com a França, Alemanha e Ucrânia após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.